Céline Dion


Céline Marie Claudette Dion é uma cantora, compositora e empresária canadense, nascida numa família de Charlemagne, Quebec, em 30 de março de 1968. Dion surgiu como uma estrela adolescente no mundo francófono na década de 1980, depois que seu empresário e futuro marido, René Angélil, hipotecou sua casa para financiar o seu primeiro disco. Em 1990, ela lançou o álbum em inglês Unison, estabelecendo-se como uma grande artista pop na América do Norte e outras áreas de língua inglesa no mundo.

Dion ganhou reconhecimento internacional pela primeira vez em 1980. Após uma série de álbuns franceses no início dos anos 1980, ela assinou com a CBS Records em 1986. Durante a década de 1990, assinou com a Epic Records e lançou vários álbuns em língua inglesa. Além disso, deu sequência aos álbuns franceses, tornando-se uma das cantoras mais bem sucedidas da história da música popular. No entanto, em 1999, no auge de seu sucesso, Dion anunciou um hiato de entretenimento, a fim de começar uma família e passar o tempo com seu marido, que tinha sido diagnosticado com câncer. Ela voltou em 2002 e assinou um contrato de três anos (mais tarde alargado a quase cinco anos, devido ao enorme sucesso) para se apresentar todas as noites em seu próprio Coliseu no Caesars Palace, em Paradise, Nevada. 
 
A música de Celine foi influenciada por gêneros que vão do rock e R&B ao gospel e música clássica. Suas gravações são principalmente em francês e inglês, embora ela também cante em espanhol, italiano, alemão, latim, japonês e mandarim. Embora seus lançamentos dividam a opinião dos críticos, ela é conhecida por sua voz extremamente poderosa e tecnicamente perfeita. Dion ganhou cinco Grammy Awards, incluindo Álbum do Ano por Falling Into You e Gravação do Ano por "My Heart Will Go On". 
 
Ela é a segunda artista feminina que mais vendeu nos Estados Unidos durante a era Nielsen SoundScan, com seus álbuns Falling Into You e Let's Talk About Love; ambos receberam a certificação diamante. Além disso, seu álbum de 1995, D'eux, é álbum francês mais vendido de todos os tempos. Em 2004, após ultrapassar 175 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo, ela foi presenteada com o Diamond Award no World Music Awards, tornando-se uma das artistas femininas que mais vendeu de todos os tempos. Dion continua sendo a artista canadense que mais vendeu na história e uma das artistas recordistas de vendas de discos, com mais de 200 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

Share
Disclaimer: Gambar, artikel ataupun video yang ada di web ini terkadang berasal dari berbagai sumber media lain. Hak Cipta sepenuhnya dipegang oleh sumber tersebut. Jika ada masalah terkait hal ini, Anda dapat menghubungi kami disini.

LATEST ARTICLES

Postar um comentário